O Inep divulgou notas dos treineiros e o espelho da redação do Enem 2024. Apenas 12 candidatos alcançaram a nota máxima na redação
Redação teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
3/15/20251 min read


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 14, as notas dos treineiros e os espelhos das redações de todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os resultados estão disponíveis na Página do Participante.
Dos 4.325.960 inscritos no exame, 841.546 (19,4%) eram treineiros — estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem a prova para se familiarizar com o formato antes de realizá-la oficialmente no 3º ano. Além disso, 4.723 candidatos (0,6%) que não estão cursando ou não concluíram o ensino médio também participaram do exame nessa condição.
Os participantes que já concluíram o ensino médio ou estavam no 3º ano e fizeram a prova para concorrer a vagas no ensino superior tiveram acesso às suas notas em janeiro de 2025.
Redação e notas máximas
Em 2024, apenas 12 candidatos atingiram a nota máxima na redação, o menor número registrado na última década. Esses estudantes são de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.
O tema da redação desta edição foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Já na reaplicação da prova, destinada a pessoas privadas de liberdade e candidatos que enfrentaram problemas na data original, o tema foi Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro.
De acordo com o Inep, o processo de correção segue critérios rigorosos e pode passar por até quatro avaliações antes da definição da nota final. A redação do Enem exige que os candidatos demonstrem domínio da norma culta da Língua Portuguesa, compreendam o tema proposto, organizem suas ideias com clareza, apresentem coesão e coerência no texto e proponham uma intervenção para o problema discutido.